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terça-feira, 13 de julho de 2021

Imannuel Kant Resenha Resposta à Pergunta da Obra ‘O que é esclarecimento' - BASES FILSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DAS HUMANIDADES - Pensar por si mesmo significa procurar em si mesmo a suprema pedra de toque da verdade [Probierstein] (isto é, em sua própria razão); e a máxima que manda pensar por si mesmo é o esclarecimento [Aufklärung]. (KANT, 2012a, p.61) Comentário: Na obra escrita em formato de artigo, Kant descreve o esclarecimento como sendo e entende-se como menoridade a inaptidão para fazer uso do seu próprio entendimento sem a interferência de outro indivíduo e quando o homem se mostra incapaz de sair da sua menoridade, Kant o aponta como único culpado. O coloca em uma posição de covarde, como se lhe faltasse coragem para sair do estado de dependência e de acomodação, afirmando que é mais fácil ser guiado por outro individuo do que assumir as rédeas da própria vida. Kant afirma que alguns tutores tiram proveito da situação e induzem seus protegidos a seguirem na menoridade, impondo a eles que a maioridade é perigosa. É fácil caminhar quando se tem alguém para guiar os passos, mas certos tutores apontam para as dificuldades de se caminhar de forma independente. O Autor afirma que o individuo só escapa da mediocridade (menoridade) por conta própria, no momento em que ele (o indivíduo) passa a pensar só e a buscar o esclarecimento e começa a ver o mundo de uma outra ótica e aponta a liberdade como principal condição para haver esclarecimento. ..... “Servir-se de sua própria razão não quer dizer outra coisa senão, em tudo aquilo que devemos admitir, perguntar a nós mesmos: achamos possível estabelecer como princípio universal do uso da razão aquele pelo qual admitimos alguma coisa ou também a regra que se segue daquilo que admitimos? “(KANT, 2012a, p.61) Comentário: O esclarecimento para Kant é um processo de emancipação, é um P R O C E S S O continuo e não uma condição humana é o é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios


 

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