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terça-feira, 13 de julho de 2021

INTERDISCIPLINARIDADE TEORIAS E PRÁTICAS - TEMA: Resumo da Obra: Interdisciplinaridade: ambições e limites POMBO, Olga. Lisboa: Relógio D´ Água, 2004 - “Proposta de definição Neste sentido, gostaria de vos apresentar uma proposta de definição da palavra interdisciplinaridade que - penso - È, apesar de tudo, aquela que, porventura, mais se aproxima daquilo que por ela queremos significar. Vejamos as tais quatro palavras que, digamos assim, disputam o mesmo terreno.” POMBO, Olga Comentário: Embora a ideia de interdisciplinaridade não seja nova – O movimento interdisciplinar surgiu principalmente na “França e Itália, em meados da década de 60, época em que os movimentos estudantis, reivindicavam um novo estatuto de universidade e da escola. Os Europeus queriam o rompimento de uma educação por fragmentos, pois estavam sentindo a necessidade de romper com uma tendência desarticulada do processo do conhecimento, justificando-se pela compreensão da importância da interação e transformação recíprocas entre as diferentes áreas do saber.” A expressão interdisciplinaridade é lembrada e usada em vários contextos e com dimensões diferentes utilizando em diversos paralelismo é uma realidade que se está a transformar em convergência, um cruzamento de dados, ideias, conceitos com possibilidades de realizações concretas Comentário: A reflexão compreensão e pratica da interdisciplinaridade é o compreender sobre as ciências, sobre a construção do conhecimento cientifico no processo discursivo enriquecendo os debates em vários componentes na produção do conhecimento cientifico na pratica da interdisciplinaridade.

 


Imannuel Kant Resenha Resposta à Pergunta da Obra ‘O que é esclarecimento' - BASES FILSÓFICAS E EPISTEMOLÓGICAS DAS HUMANIDADES - Pensar por si mesmo significa procurar em si mesmo a suprema pedra de toque da verdade [Probierstein] (isto é, em sua própria razão); e a máxima que manda pensar por si mesmo é o esclarecimento [Aufklärung]. (KANT, 2012a, p.61) Comentário: Na obra escrita em formato de artigo, Kant descreve o esclarecimento como sendo e entende-se como menoridade a inaptidão para fazer uso do seu próprio entendimento sem a interferência de outro indivíduo e quando o homem se mostra incapaz de sair da sua menoridade, Kant o aponta como único culpado. O coloca em uma posição de covarde, como se lhe faltasse coragem para sair do estado de dependência e de acomodação, afirmando que é mais fácil ser guiado por outro individuo do que assumir as rédeas da própria vida. Kant afirma que alguns tutores tiram proveito da situação e induzem seus protegidos a seguirem na menoridade, impondo a eles que a maioridade é perigosa. É fácil caminhar quando se tem alguém para guiar os passos, mas certos tutores apontam para as dificuldades de se caminhar de forma independente. O Autor afirma que o individuo só escapa da mediocridade (menoridade) por conta própria, no momento em que ele (o indivíduo) passa a pensar só e a buscar o esclarecimento e começa a ver o mundo de uma outra ótica e aponta a liberdade como principal condição para haver esclarecimento. ..... “Servir-se de sua própria razão não quer dizer outra coisa senão, em tudo aquilo que devemos admitir, perguntar a nós mesmos: achamos possível estabelecer como princípio universal do uso da razão aquele pelo qual admitimos alguma coisa ou também a regra que se segue daquilo que admitimos? “(KANT, 2012a, p.61) Comentário: O esclarecimento para Kant é um processo de emancipação, é um P R O C E S S O continuo e não uma condição humana é o é o próprio homem, que não consegue sair de sua condição medíocre e tomar coragem de servir-se de si mesmo sem necessitar da ajuda de alheios


 

domingo, 4 de julho de 2021

“Já estão cansados de atores com emoções falsas. Cansados de pirotecnia e de efeitos especiais. Embora o mundo em que habita seja, de certa forma, falsificado, Truman não tem nada de falso”.... o “espetáculo” (os construtos imagéticos que cercam o sujeito pós-moderno e funcionam como mediadores na relação deste com o Outro e deste com o Meio) substitui a realidade objetiva .O Show de Truman veicula muito bem essa premissa ao mostrar pessoas acompanhando Truman vinte e quatro horas por dia, serve para exemplificar como os indivíduos da contemporaneidade sentem a necessidade do escapismo ou de uma rota de fuga para outra dimensão (ou outra realidade) , A musica tema do Filme nos faz refletir sbre essa 'realidade"


 

O SHOW DE TRUMAN é uma Alegoria da Caverna moderno adaptado ao século XXI ou estamos mesmo viveno em ma MATRIX ? O SHOW DE TRUMAN são amarras psicológicas e sua caverna é uma cidade cenográfica, as sombras da caverna são sua vida limitada e a descoberta da realidade além das sombras o filme não nos mostra. A motivação desta alegoria é o lucro, visto que todas as barbaridades que acontecem no show buscam alcançar a audiência de espectadores (NOS? ) que já estão (ESTAMOS) tão inseridos na realidade de Truman e nossa que achamos aquilo normal. No fim do filme, o personagemos nos tembem) busca desesperadamente A “ SAÍDA” e sai daquela ( desta) simulação de realidade para a vida real que até o momento ele e nos desconhecemos, liberdade deixar de ser manipulados pelo sistema ; sair da MATRIX , o Filme levanta questões sobre os limiares entre ficção e realidade, público e privado , e é notorio destacar a força e a influência dos meios de comunicação, ainda mais forte hoje na contemporanidade (televisão, internet,etc) enquanto produto da modernidade utilizada para conquistar o espectador ou o mercado consumidor . utopico ! Será ?


 

O que podemos aprender com o filme O Show de Truman na interdisciplinar, agregando conceitos e da psicologia, cinema e comunicação; um filme que trata de temáticas atuais e recorrentes, abrindo espaço para as mais amplas análises de diversos vieses. Busca exxplicar atraves de diversas áreas do conhecimento o melhor o funcionamento do filme, do reality show em sua atualidade inserido no filme e dos aspectos específicos de mídia visual, entendimentos psicológicos e por fim comunicação e consumo desenfreado , ao me ver també uma essencia do marketing


 

Nós somos livres para pensar e imaginar o que quisermos, assim como somos livres para decidir em consequência disso. Truman também tem a oportunidade de conhecer a verdade. Quando nos acomodamos com o de sempre, apenas com o que nos foi ensinado, impedimos que a evolução aconteça